Maestro António Manuel Alfaiate

Nasceu a 11/02/62 em Évora. Em 1972 Estreia-se como executante na Banda da Escola do Grupo Amadores de Música Eborense. Teve como professores: Sr. Rogério e o Sr. Manuel Lindo Pleno também como Maestro.

Em 1977e 1978, frequentou os cursos de Música de Verão da Costa do Sol (Estori ), na classe de trompa com o professor Adácio Pestana. Em 1979 ingressa na Banda do exército da Região Militar Sul, onde permanece até 1980 e sai para ingressar na Banda da Armada onde hoje se mantém. Exercendo as funções de executante e professor de Trompa.

Frequentou o Conservatório Nacional de Música de Lisboa nas seguintes disciplinas: Educação Musical, Classe Orquestra, História da Música, Acústica, Composição e Trompa.

Entre 1980/85 foi elemento efectivo da Orquestra Sinfónica Juvenil.

Foi Elemento Fundador do Grupo Metais Sonaré e Quinteto Metális, com os quais gravou alguns programas para a RDP e realizou concertos pelo Pais. Como músico convidado colaborou com a Orquestra do Teatro S. Carlos, Orquestra Sinfónica B e com a Banda de suporte aos cursos de Maestro de Bandas civis organizado pela Inatel de Oeiras. Colaborou com a Juventude Musical Portuguesa em concertos pelo Pais e dinamização cultural nas escolas. Em 1987 frequentou na Suécia um curso para instrumentos de Sopro. Entre 1990/99 foi professor de educação Musical na Escola Selecta D. João I em Lisboa. Colaborou como Músico com o Grupo de Teatro "O Bando" , entre 1990/92 que esteve presente na Europália em Bruxelas (1992). Foi membro efectivo da Orquestra de Sopros de Sintra Entre 1997/99.

Em 1996 começa a exercer as funções de Maestro da Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal e Responsável pela escola de música.

Em 2002 e 2004, frequentou os II e IV Workhop de Direcção de Banda em Porto Salvo, que foi ministrado pelo Professor de Direcção de Banda do Conservatório de Maastricht (Holanda), Maestro Jo Conjaert.